Voltar

PCP diz que OE 2018 "não resolve ligações ferroviárias a Beja nem IP8"

PCP diz que OE 2018 "não resolve ligações ferroviárias a Beja nem IP8"


No Orçamento do Estado (OE) para 2018, as referências a projetos e investimentos na região são insuficientes e deixam por resolver problemas como o do "não investimento nas ligações ferroviárias a Beja, no IP8, nos serviços de saúde e nos estabelecimentos de ensino", afirmou o PCP na conferência de imprensa, realizada ontem, sobre esta matéria. 

O deputado do PCP, eleito por Beja, João Ramos, no encontro que realizou com os jornalistas, apontou que a "obsessão pelo défice", leva o Governo a não investir "na manutenção de material circulante na ferrovia e nas ligações ferroviárias a Beja". João Ramos acrescenta que o OE para 2018, deixa também por resolver o problema do IP8, na ligação Beja/Santa-Margarida e acrescenta que os serviços de saúde e as escolas secundárias continuam com "falta de investimento estruturante". 

Relativamente ao IPBeja estima-se que haja "uma redução da receita e da despesa em 1,49%", estando orçamentada "uma maior receita a partir da cobrança de propinas, com um crescimento de 460 mil euros". Para a ação social está previsto um aumento de 6%.

Já a ULSBA aumentará a sua receita e despesa em mais de 4,6 milhões de euros, estando previsto um aumento da cobrança das taxas moderadoras.

Está previsto um aumento de 1,45 % nas transferências para as autarquias do distrito de Beja, e de 1,5% para as freguesias, o que significa, que os aumentos são inferiores aos de 2017.

João Ramos explicou que apesar da proposta de OE 2018 "representar uma reposição de rendimentos e direitos", continua a não permitir os "investimentos de que a região precisa", nomeadamente, nas questões da linha férrea, "na mobilidade, no aproveitamento dos investimentos já realizados, como o caso do aeroporto e, também, no combate ao despovoamento e desertificação dos territórios".

De acordo com o deputado do PCP, eleito por Beja, o partido irá trabalhar na expetativa de poder incluir medidas que vão mais longe na recuperação de rendimentos e direitos.

Recorde-se que a votação final está agendada para dia 27 de novembro, depois de cumpridos os três dias de debate na especialidade, marcados para 22, 23 e 24 deste mesmo mês. Até ao dia 17 de novembro os partidos podem entregar propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2018, porque a redação final só ficará concluída a 15 de dezembro, altura em que o diploma será enviado ao presidente da República, para promulgação.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.