Ligação ferroviária direta Beja/Lisboa anunciada para 2018
Ligação ferroviária direta Beja/Lisboa anunciada para 2018

Ana Elias de Freitas - 06/11/2017 - 14:25 - Imprimir


Ligação ferroviária direta Beja/Lisboa anunciada para 2018


O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou nesta segunda-feira, dia 06, no debate do Orçamento do Estado para 2018, que está a ser apreciado na especialidade, que vai dar prioridade à aquisição do material circulante para as linhas do Alentejo, Oeste e Douro. Situação que, segundo o ministro, vai permitir garantir a ligação direta Beja/Lisboa, em 2018.

Este novo material circulante, bi-modo, permite fazer a viagem, diretamente, de Beja para Lisboa, sem eletrificação da linha, evitando assim, as paragens em Casa Branca, a que as pessoas que fazem este trajeto têm estado sujeitas, desde 2011.

Recorde-se que de acordo com o documento enviado à Voz da Planície, pelo Gabinete do ministro do Planeamento e Infraestruturas, a eletrificação da linha ferroviária Beja/Casa Branca não está contemplada no Plano Ferrovia 2020, porque “os investimentos ferroviários em curso são realizados sob forte condicionamento dos critérios de atribuição dos fundos europeus”. É referido também, que “os restantes investimentos na rede ferroviária" tinham que “ser concretizados através do Orçamento do Estado”, situação que ao que tudo indica vai acontecer, em 2018, com a substituição do material circulante por equipamento bi-modo, segundo o anunciado pelo ministro Pedro Marques.

Material circulante já em 2018, deve ser usado e a alugado a Espanha.

José Miranda

COMENTE ESTA NOTÍCIA