Mértola recebe exposição In Situ
Mértola recebe exposição In Situ

Rádio Voz da Planície - 14/11/2017 - 00:00 - Imprimir


Mértola recebe exposição In Situ


A exposição In Situ está aberta ao público a partir de hoje e até ao dia 16 de dezembro, na Casa das Artes Mário Elias, em Mértola. Este projeto resulta do 1º Encontro Criativo, organizado pela Associação Via Criativa, em Agosto de 2017, na Via Glória, concelho de Mértola.

A Associação Via Criativa é uma associação de desenvolvimento local fundada em 2015, sem fins lucrativos, que pretende revisitar a cultura local à luz do Design, criando convergências entre as artes e ofícios tradicionais e as indústrias criativas.

In Situ significa “no local” em latim e foi o mote para um evento inserido num território rico em património e tradições, tais como os ciclos do pão e da lã. O encontro consistiu em workshops criativos, visitas de campo, testemunhos de habitantes locais, concertos e na exposição final decorrida na antiga escola primária, agora reposta na Casa das Artes Mário Elias.

Esta contou com a participação dos criativos portugueses Alexandra Cabral, Cristina Salvador, Hugo Queirós, Margarida Palma e Teresa Serpa, e também dos espanhóis Carmen Carmona e Javier Hidalgo e da francesa Sevérine Bourguignon.

As obras de design, escultura, moda, arte têxtil, ilustração e fotografia resultaram da inspiração na cultura local, especialmente na sua história, arquivos, património e ambiente. Embora produzidas noutros contextos e locais, as obras de Cristina Salvador e Teresa Serpa foram incluídas, por aludirem ao imaginário do interior rural.

COMENTE ESTA NOTÍCIA