10 mil hectares de regadio garantidos para o concelho de Moura
10 mil hectares de regadio garantidos para o concelho de Moura

Ana Elias de Freitas - 29/12/2017 - 00:00 - Imprimir


10 mil hectares de regadio garantidos para o concelho de Moura


O projeto de alargamento da mancha de regadio do Alqueva, em 10 mil hectares, para o concelho de Moura ficou concluído recentemente e já tem financiamento garantido.

Foi a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) quem liderou o projeto de alargamento da mancha de regadio do Alqueva para o concelho de Moura, um trabalho que demorou um ano a realizar e que ficou concluído recentemente. As declarações são de José Pedro Salema, presidente do Conselho de Administração da EDIA.

José Pedro Salema avançou, igualmente, o que se segue agora, referindo que, tendo em atenção os prazos legais a cumprir, se está a um ano do início das obras. Frisou contudo, que a boa notícia é que o projeto está concluído, que tem financiamento e que o concelho de Moura vai poder usufruir de 10 mil hectares de regadio.

No início deste mês, Capoulas Santos esteve em Moura e a Rádio Planície avançou que o ministro da Agricultura garantiu a construção do novo canal de rega, Póvoa de São Miguel - Amareleja, dizendo que o mesmo deverá ter o contrato de financiamento assinado até ao final deste mês ou início de janeiro de 2018.

O concelho de Moura vê assim chegar ao seu território o regadio de Alqueva, assim como a possibilidade de ver concretizada uma “velha” aspiração, tendo em atenção o facto, de ser o Município com a maior área banhada pelo Grande Lago, mas que não estava incluído no seu sistema de regadio.

COMENTE ESTA NOTÍCIA