Voltar

Taxa de desemprego nos 8,4% em outubro de 2017

Taxa de desemprego nos 8,4% em outubro de 2017


Taxa de desemprego de outubro de 2017 situou-se em 8,4%, menos 0,1% do que no mês anterior, avançou o INE. Em contraciclo, o desemprego jovem cresceu para os 25,6%. Sobre a descida da taxa de desemprego, Edgar Santos, da USDB, diz que é positivo, mas que é preciso perguntar que emprego está a ser criado. Sobre o aumento do desemprego jovem,acha que não se aposta nos recém licenciados.

A estimativa provisória do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativamente ao mês de novembro de 2017 aponta para 8,2%, valor que, a confirmar-se, significa uma nova descida.

Sobre a taxa de 8,4%, Edgar Santos, da União de Sindicatos do Distrito de Beja (USDB), diz que esta descida é positiva, tendo em atenção que para chegar a valores semelhantes é preciso recuar a 2005, mas frisa que é preciso saber também, que emprego é este que está a ser criado, se com direitos, e permanente ou precário.

Recuando a setembro/outubro de 2017, os dados do INE dizem, igualmente, que Portugal foi o país da União Europeia onde o desemprego jovem mais cresceu, passando de 24,6% para 25,6%. Neste contexto são avançados fatores como a formação desadequada às necessidades das empresas, a retoma do emprego em sectores pouco qualificados ou as alterações às regras dos estágios para explicar que um quarto dos jovens portugueses continue desempregado. Para Edgar Santos, da USDB, esta situação indica que as empresas não estão a apostar nos recém licenciados.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.