Voltar

"Reforma Agrária - A Revolução no Alentejo"

"Reforma Agrária - A Revolução no Alentejo"


É apresentado neste sábado, em Beja, na Sociedade Filarmónica Capricho Bejense, o livro "Reforma Agrária - A Revolução no Alentejo", de José Soeiro, publicado pela editora Página a Página.

A apresentação da obra é feita, às 16.00 horas, pelo professor catedrático Fernando Oliveira Baptista, ministro da Agricultura nos 4ºs e 5ºs governos provisórios, em 1975, liderados pelo então primeiro-ministro general Vasco Gonçalves e na sessão, entre outros, vai marcar presença João Rocha, presidente da Câmara de Beja.

O autor, José Soeiro, apresentou a obra à Voz da Planície, dizendo que da mesma consta inúmera documentação sobre a Reforma Agrária, que é complementada com um depoimento de uma pessoa que a viveu e a colocou no papel.

A "Reforma Agrária - A Revolução no Alentejo" é composta por 15 capítulos, dos quais destacamos: "A formação dos sindicatos agrícolas e as primeiras convenções colectivas de trabalho de âmbito concelhio", capítulo I; "A Declaração de Beja", capítulo VI; "Conferências da Reforma Agrária, a razão da «Revolução no Alentejo»", capítulo XIII e "Basta! Não foi para isto que se fez Abril! - É preciso! É urgente! Salvar Portugal! - Sim! Portugal precisa de uma Reforma Agrária", capítulo XV.

José Soeiro, o autor da obra, foi trabalhador agrícola, fundador, em 1974, do Sindicato dos Trabalhadores Agrícolas do Distrito de Beja e seu dirigente até 1978. É militante do PCP, foi impulsionador do processo da Reforma Agrária e da luta em sua defesa, membro do Comité Central do PCP, entre 1979 e 2005, da sua Comissão Política, entre 1983 e 2004, e do seu Secretariado, entre 1990 e 1992. Foi responsável na Comissão Política pela Direcção da Organização Regional da Beira Interior do PCP, distritos de Castelo Branco e Guarda, entre 1984 e 1988 e responsável pela Direcção Regional do Alentejo do PCP, entre 1988 e 2005. Foi membro da Direcção da Organização Regional do Alentejo do PCP, entre 2005 e 2011, e eleito deputado à Assembleia da República, pelo círculo de Beja, em 1983, 1995, 2005 e 2009, pelo Partido Comunista Português.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.