Cláudio Torres com novo achado em Mértola
Cláudio Torres com novo achado em Mértola

Ana Elias de Freitas - 11/01/2014 - 07:05 - Imprimir


Cláudio Torres com novo achado em Mértola


O arqueólogo Cláudio Torres celebra hoje 75 anos e fala à Voz da Planície do novo achado que fez em Mértola, um batistério paleocristão, na alcáçova do Castelo.

Cláudio Torres afirmou à nossa estação que há 30 anos que Mértola dá motivos de orgulho, mostrando um passado fantástico, que evidencia a sua importância enquanto “cidade” portuária, já no período islâmico.

O arqueólogo acrescentou que este segundo batistério paleocristão, que foi alvo de escavações recentes, confirma, na medida em que existe a escassos 50 metros de um outro exemplar contemporâneo, a coexistência de dois ou mais cultos cristãos.

Para Cláudio Torres, este segundo batistério confirma, igualmente, as fortes ligações de Mértola com o Norte de África e um passado brilhante virado para o mediterrâneo. Para o arqueólogo estes legados são também de uma grande importância para o futuro desta região, no que se refere, por exemplo, ao turismo.

Cláudio Torres avançou ainda, que em Abril, o segundo batistério vai receber uma visita importante do Instituto Pontifício de Roma, que vai enviar uma delegação de 50 alunos e professores, para estudar o legado, assim como o primeiro, e que isto significa a dimensão internacional que os mesmos já estão a merecer.

Recorde-se que Cláudio Torres vai ser homenageado em Mértola, no dia 28 de Junho, e em meados de Julho, em Tondela. Para o final da Primavera está prevista, igualmente, a edição da biografia do arqueólogo, coordenada por Eduardo Raposo.

COMENTE ESTA NOTÍCIA