Voltar

Alentejo 2020 aquém das expetativas dos municípios

Alentejo 2020 aquém das expetativas dos municípios


A CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo tornou pública a sua posição sobre o Alentejo 2020 e sobre a contratualização do Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT), dizendo que o valor alcançado fica aquém das expetativas dos municípios.

No documento é referido, igualmente, que as aspirações para as pessoas deste território defendidas por esta Comunidade Intermunicipal ficarão muito aquém da sua vontade, na medida em que, de uma proposta de 36 milhões de euros (fundo a 85% de FEDER e FSE), apenas foi aprovado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo 2020, o valor de 26.866.683 euros. Acrescendo ainda a este montante, o valor aproximado de 3,5 milhões de euros, proveniente dos Programas Operacionais Temáticos.

Orlando Pereira, 1º secretário, explicou o processo de negociação e que a CIMBAL vai continuar a trabalhar para conseguir mais verbas.

Orlando Pereira identificou ainda, as outras componentes do Pacto e esclareceu porque é que as verbas alcançadas ficam aquém das metas de desenvolvimento traçadas pelos municípios.

Posto isto, o Conselho Intermunicipal (CI) da CIMBAL, em reunião de 13 do corrente considerou ser evidente que os objetivos de uma Estratégia de Desenvolvimento e de um Pacto elaborados por esta Comunidade, serão profundamente afetados, quer pelas reduções dos valores atribuídos, quer também pelo atraso do Portugal 2020, que deveria ter arrancado em 2014 e ainda não avançou.

O CI não querendo contribuir para um maior atraso, deliberou aprovar contudo, os montantes propostos conducentes à assinatura do Pacto com a Comissão Diretiva do Alentejo 2020, mas concomitantemente, tudo fará para alterar as regras de um jogo que prejudicam a atividade do Poder Local Democrático, neste território de Municípios de baixa densidade, porque é necessário investir junto das pessoas, caso contrário, será muito difícil estancar o despovoamento e empobrecimento do Alentejo.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.