Voltar


A Câmara de Beja deixa claro que o depósito de água é mesmo para vir abaixo, revela o que está a ser feito em termos de escavações, no Centro de Arqueologia, o que pretende o Município para este espaço e como o mesmo se enquadra na estratégia de desenvolvimento do centro histórico da cidade.

A Câmara de Beja assume que o depósito de água da Rua da Moeda é mesmo para demolir, mas sem indicar a data em que irá acontecer e revela que a decisão assenta, essencialmente, no facto, do reservatório em causa apresentar falhas estruturais graves que a serem mantidas implicaria a construção de um novo.

Sobre as alternativas técnicas ao abastecimento de água na zona mais elevada da cidade, a autarquia bejense afirma que estão pensadas e o vereador Vítor Picado explica como. 

Vítor Picado avançou também, à Voz da Planície que a questão da demolição do depósito de água tem sido tratada em estreita colaboração com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, entidade da qual se aguarda um parecer sobre esta matéria e que o valor do conjunto patrimonial a colocar a descoberto no Centro de Arqueologia que está a ser criado, no conjunto de edifícios sitos na Praça da República, onde se encontra o reservatório em causa, concorre com os bons conjuntos patrimoniais de natureza arqueológica que se conhecem no mundo er criado, no conjunto de edifícios sitos na Praça da República, onde se encontra o reservatório em causa, concorre com os bons conjuntos patrimoniais de natureza arqueológica que se conhecem no mundo.

O Centro de Arqueologia está enquadrado na estratégia de desenvolvimento concelhio global traçada pelo Município de Beja, ou seja a da valorização do património e da cultura como setor estruturante da dinamização do centro histórico de Beja, recordou Vítor Picado salientando e identificando as revelações efetuadas através das escavações que estão a decorrer e que confirmam a existência do Fórum Romano Pax Julia.

A relevância das últimas descobertas, segundo Vítor Picado, deu origem à decisão da recuperação dos edifícios, dando-lhe uso museológico, estendido pela totalidade dos três pisos. Neste contexto revelou que no Piso 0 vai ficar um Centro Interpretativo das estruturas arqueológicas encontradas e nos Pisos 1 e 2, um Museu Temático dedicado à época romana, com achados arqueológicos da Civitas Pax Julia e seu território.

Comente esta notícia

Bom Dia Não podendo ficar insensível aos disparates, que se escrevem sobre a demolição do depósito da água, opiniões, que respeito, mas que discordo totalmente, começo a percebê-las: " a dor de cotovelo" da parte de sectores políticos da urbe, evolui em dimensões imprevistas.

julio sequeira raimundo

30/11/-0001

Leia também...


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.