Voltar

Festa das Santas Cruzes em Vila Nova de São Bento

Festa das Santas Cruzes em Vila Nova de São Bento


Vila Nova de São Bento, no concelho de Serpa, recebe a partir de hoje e até à próxima 2ª feira, a Festa das Santas Cruzes.  

Festas de cariz religioso mas que apresentam também um variado leque de espectáculos. O momento alto da festa é a tradicional visita às Santas Cruzes, existente em várias casas particulares resultantes do cumprimento de promessas.

No site da Junta de Freguesia é possível lêr-se que "ligada vulgarmente à ideia de festa, é antes um sacrifício. É na sua essência, o cumprimento de uma promessa que se formulou em horas de perigo e dor. Não se sabe ao certo a época a que remonta esta tradição, mas conta-se que já durante a 1ª Grande Guerra era costume os familiares dos soldados erguerem os seus altares como cumprimento de promessas feitas pelo seu bom regresso. As chamadas Santas Cruzes revestem-se de uma certa beleza e religiosidade dignas de admiração e respeito. A Santa Cruz ergue-se normalmente numa pequena divisão da casa, sendo totalmente forrada de rendas. O tecto para simbolizar o céu forra-se com rendas e tules de fundo azul, colocando-se pequenas estrelas de papel prateado, uma meia-lua em prata e flores de papel. No meio do céu coloca-se um cordão de ouro, segundo a imaginação da mestra, e dois pequenos anjos parecendo descer do céu. As paredes são forradas com colchas cremes ou rosas e por cima cortinados de renda guarnecidos com flores de papel. Junto à parede fronteira armam-se cinco ou sete altares todos forrados de branco que se enfeitam com tule, tresmalhos de renda e outras rendas. O último andar é encimado por uma cruz de hastes iguais, circundadas por uma auréola de pequenas flores. No braço da cruz é pregado todo o ouro e jóias de que a família dispõe. Os outros altares são enfeitados a preceito com flores naturais, imagens de santos, pequenos vasos contendo trigo a germinar ou cizirão e castiçais. Apesar de não ser concurso, todas as famílias capricham para obter elogio das visitas e se sentirem compensadas daquilo que tanto trabalho, tempo e arte lhes deu a fazer."

Este primeiro dia fica marcado pela visita e bênção das santas cruzes, oração, eucarístia e procissão em honra de S. Bento, trazendo a imagem de S. Bento pelas ruas da nossa terra até à igreja de S. Francisco. O programa cultural para hoje apresenta um baile com Ruben Baião.

Comente esta notícia

gostava de saber pelo o programa das festas de 2022

jose manuel dos santos rodrigues

20/02/2022

Leia também...


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.