Quem Somos


A Rádio Voz da Planície, Cooperativa Cultural de Animação Radiofónica, tem como principal causa o dever de informar, com rigor e com clareza, na defesa intransigente do direito à informação que assiste a todos os cidadãos.

A nossa estratégia é sermos a Rádio prestadora de um verdadeiro serviço de utilidade pública com objectivos claros de contribuir para a formação e informação de uma região carente de canais de comunicação, como é o Alentejo. Desenvolvemos, por isso, uma estratégia de contacto directo com as populações, dando voz às pessoas, aos projectos, à região de que fazemos parte integrante, aos passos que nos conduzam a um futuro mais promissor.

A Rádio Voz da Planície foi criada em 1987 com o objectivo de dar enquadramento legal ao processo de licenciamento das então denominadas “Rádios Pirata”.

No seguimento do concurso público para a atribuição de Alvarás de Radiodifusão, a Voz da Planície obteve-o em 22 de Maio de 1989 iniciando, a partir desta data, um novo ciclo da sua existência.

Nos anos de actividade que já levamos, temos pautado a nossa intervenção pela defesa da identidade regional, promovendo um trabalho em estreita ligação com a comunidade que servimos. Procuramos sinergias. Apostamos na inovação. No compromisso de trabalhar em conjunto. Por isso lançámos um novo formato do programa Estrada Municipal para dar voz às tradições, ao empreendedorismo, ao encontro da riqueza e das vivências das freguesias rurais. Para além do que é notícia na cidade. Por isso lançámos, em conjunto com a ACOS um programa inovador no panorama nacional: “Agricultores do Sul” que dá voz à realidade da nossa agricultura e do nosso mundo rural. Que informa, debate, promove as actividades a montante e a jusante do sector agrícola e agro-pecuário. Preenche um vazio informativo ao nível das questões agrícolas, da sua importância para a economia regional e nacional, da sua capacidade de adaptação e resposta a novos imperativos. Por isso somos sempre um parceiro activo na divulgação das potencialidades do Alentejo.

A nossa voz é a voz da região. Procurando respostas aos novos desafios. Dando resposta aos projectos e aos anseios de todos os que fazem a região que é o Alentejo.

Com clareza e com rigor. Com ética e deontologia. Profissionalismo!

Dentro deste conceito, a Voz da Planície é caracterizada por um forte pendor informativo, assegurado por uma equipa permanente de jornalistas qualificados, que nos permitiu atingir um estatuto de parceiro privilegiado pelos diversos agentes sociais, económicos, políticos e culturais da Região.

No aspecto mais lúdico/formativo da nossa actividade, conquistámos uma faixa maioritária do auditório com base numa programação de qualidade, assente na música portuguesa e em espaços de carácter informativo/formativo.

Fruto destas apostas, a Rádio Voz da Planície é hoje um dos órgãos de comunicação social mais credenciado da Região, sendo detentor do maior índice de audiência.

Ontem, como hoje, somos uma rádio do Alentejo para o Alentejo e agora para todo o Mundo!

 -Estatuto Editorial 

Estatutos da Voz da Planicie - Coop. Cultural de Animação Radiofónica, Crl