APRESENTAÇÃO


26 de Maio de 2014


Neste programa centramos atenções no “Ensino superior na região” e analisamos, igualmente, a influência que o mesmo tem, neste território de baixa densidade, enquanto motor de desenvolvimento.

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) é a única instituição da região com oferta formativa pública, ao nível do ensino superior, e neste “Radiografias”, para além de uma apresentação desenvolvida do mesmo, vai ficar a conhecer o papel que tem no desenvolvimento regional, em diversas áreas, a expressão que a investigação que desenvolve assume e a importância das parcerias estabelecidas, na sua zona de influência.

Neste programa destacamos também, a forte ligação do IPBeja às instituições que operam neste território e à comunidade, passando em revista o investimento que esta instituição de ensino superior público tem feito na criação de condições adequadas, em infraestruturas, pessoal docente e não docente, na atracção de estudantes e oferta formativa.

Vito Carioca, presidente do IPBeja, a cumprir o seu segundo mandato, responde, neste “Radiografias”, às questões relacionadas com o presente e o futuro da instituição de ensino superior público que preside.

Neste programa sobre o “Ensino superior na região” importa perceber ainda, como responde a oferta formativa do IPBeja às necessidades da sua zona de influência directa, do País e do Mundo e neste contexto temos para conferir vários depoimentos.

No do presidente, Vito Carioca, explica-se o posicionamento actual e o que se perspectiva para a instituição sobre esta matéria. No de Pedro Beja Neves, director do Aeroporto, são identificadas as áreas, em termos de especialização, de que o terminal civil carece. No de Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, fica a sua opinião sobre o presente e o futuro da formação na área do turismo e nos depoimentos dos pró-presidentes João Paulo Barros e Sandra Saúde são identificadas as estratégias definidas para o IPBeja, no horizonte 2020.

O programa vai para o ar nesta segunda-feira, dia 26, e pode ser acompanhado nos 104.5 da nossa estação e na nossa emissão online, em www.vozdaplanicie.pt.