APRESENTAÇÃO


23 de Junho de 2014


Este “Radiografias”, dedicado ao tema: “Alentejo e o Espaço Rural: Que futuro?”, pretende responder às questões: “Qual o enquadramento das políticas de desenvolvimento rural?”; “Que políticas de desenvolvimento rural se podem perspectivar?” e “Como gerar desenvolvimento por via das potencialidades dos territórios de baixa densidade?”.

Para responder a todas as matérias em análise contamos, neste programa, com os depoimentos das associações de desenvolvimento local: Rota do Guadiana, Terras Dentro e Esdime, que fazem o enquadramento das políticas de desenvolvimento que têm no terreno e que avançam com as estratégias que estão a traçar para o futuro, no âmbito do novo quadro comunitário de apoio.

Neste “Radiografias”, Oliveira das Neves, investigador e perito nas áreas de Avaliação de Políticas Públicas, Emprego e Educação/Formação, Planeamento e Desenvolvimento Regional também reflecte sobre as políticas de desenvolvimento actuais e o que se deve pensar para o futuro dos territórios de baixa densidade.

A desertificação humana, o abandono de actividades seculares e baixos níveis de desenvolvimento sócio-económico são constrangimentos transversais aos territórios do Interior do País. No distrito de Beja encontramos um exemplo disso mesmo, a localidade de Penedos, no concelho de Mértola. Neste “Radiografias” fazemos, com Orlando Pereira, a análise da sua tese de doutoramento, que centra atenções, precisamente, na localidade de Penedos e identificamos as saídas que aponta para este território e outros, de baixa e muito baixa densidade.

Também no concelho de Mértola está sedeada a Herdade dos Lagos que se dedica à produção biológica de vinho, azeite e alfarroba. Uma propriedade que está a apostar, igualmente, na produção de energia solar, como forma de sustentabilidade de todos os sectores a que se dedica. E é este o caso de sucesso, e de forte impacto económico no concelho onde opera, que fecha o “Radiografias” dedicado ao tema: “Alentejo e o Espaço Rural: Que futuro?” e que é apresentado por Carlos Delgado, responsável pela produção e comercialização da Herdade dos Lagos.

O programa vai para o ar nesta segunda-feira, dia 23, e pode ser acompanhado nos 104.5 da nossa estação e na nossa emissão online, em www.vozdaplanicie.pt.