batalhas castro verde

Esta iniciativa, na qual participam também os Alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Verde, conta com a colaboração do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, e inclui uma visita à Igreja dos Remédios e à Basílica Real de Nossa Senhora da Conceição e um almoço de confraternização entre os participantes.

Para as 14.30 horas está marcada uma largada de pombos e de balões pela paz, a multiculturalidade e a tolerância, no sítio de São Pedro das Cabeças.
Paralelamente, decorre no Fórum Municipal a exposição "Batalha de Ourique-Um Olhar", realizada pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Verde.

Aprofundar as relações entre a escola e a comunidade e formar cidadãos activos e responsáveis, através do convívio e intercâmbio entre os alunos dos agrupamentos que têm em comum a ocorrência de grandes Batalhas Históricas nos seus concelhos, que foram decisivas para a independência e afirmação de Portugal é o principal objectivo deste encontro.

A Rede de Municípios com Batalhas Históricas foi criada em 2015 de maneira a criar um espaço de discussão em torno de temas como o turismo militar, fundação da nacionalidade, independência nacional e choques culturais e religiosos, que permitisse a troca de experiências, canalizar recursos, discutir abordagens e a construir caminhos comuns para valorizar o potencial dos episódios das batalhas, cada vez mais importantes no âmbito do turismo nacional. A rede integra os municípios de Castro Verde, Porto de Mós, Batalha, Alcobaça, Trancoso e Fronteira.


Comente esta notícia