25 abril

Em Beja, na manhã de hoje, o Centro Histórico é o palco do Desfile da Liberdade, com partida agendada para as 09.30 horas na Praça da República. O Desfile da Liberdade percorre as ruas da cidade passando por alguns pontos que ajudam a contar a história desta data incontornável da democracia em Portugal. A Sessão Solene realiza-se no salão nobre do antigo Governo Civil, pelas 12. 00 horas e à tarde estão previstas diversas atividades desportivas e culturais, no Jardim Público.

Penedo Gordo, da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista de Beja recebe também, diversas atividades e começam cedo com Passeio de Orientação, pelo Grupo de Caminheiros, com BTT Geração Radical e BTT Jornal do Moinho. Realiza-se ainda, Torneio de Futebol e a manhã culmina no almoço aberto, às 13.00 horas. Nesta localidade pode apreciar ainda, Exposição "42 anos de Poder Local Democrático" e durante a tarde diversas atividades desportivas.

Em Aljustrel, há Cerimónia de hastear a bandeira nacional e Assembeia Municipal extraordinária Evocativa do 25 de Abril, durante a manhã. A tarde é preenchida, com atuações de grupos corais e atividades desportivas e lúdicas, dedicadas aos mais novos e aos mais velhos.

Almodôvar realiza jogos tradicionais e uma sessão solene comemorativa da Revolução de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Em Alvito há arruada com a Banda dos Bombeiros, almoço convívio e atuação de grupos corais.

Castro Verde faz logo cedo, o tradicional hastear da bandeira, na Praça do Município e recebe depois, no Parque da Liberdade uma "Manhã Liberdade", com atividades para todas as faixas etárias. Durante a tarde, atuam diversos grupos, no Anfiteatro Municipal, no espetáculo "Tarde Popular". Ao longo do dia há Jogos Concelhios e Arruada de Abril.

Em Cuba há atividades desportivas, almoço convívio e ao final da tarde a discussão sobre o tema "Do Portugal sem Direitos à Constituição de 1976", iniciativa que conta com a participação de Carreira Marques, deputado à Assembleia Constituinte, entre 1975-76.

Ferreira do Alentejo há içar da bandeira, atividades desportivas e baile durante a tarde.

Mértola faz hastear da bandeira e uma Conferência de Abril, com intervenções do capitão de Abril Carlos Beato e Manuel Monge, general e último Governador Civil de Beja.

Em Moura faz-se o hastear da bandeira e a autarquia homenageia dois antigos presidentes de Câmara, Manuel Mestre e Manuel Romana Ângelo, a título póstumo. É descerrada hoje também, a placa na piscina e no pavilhão gimnodesportivo.

Odemira realiza sessão solena da Assembleia Municipal e durante a tarde faz o Festival de Folclore, no Cerro do Peguinho.

Em Ourique há Corrida Colorida Solidária e Concerto de Cavaquinhos, no Cine-Teatro Sousa Telles.

Em Serpa há atividades desportivas para todas as idades, de manhã e de tarde, e ao final do dia, às 18.30 horas, no Cineteatro, um espetáculo de homenagem ao poeta Ary dos Santos.

Terminamos em Vidigueira que realiza a tradicional caminhada da manhã de Abril, à tarde promove lanche convívio e faz entrega de cravos.


Comente esta notícia