Voltar

Atualidade

46º aniversário do 25 de Abril de 1974: comemorações nas redes sociais

Atualidade

46º aniversário do 25 de Abril de 1974: comemorações nas redes sociais


Em tempo de pandemia, as comemorações do 46º aniversário do 25 de Abril de 1974 acontecem, mas de forma diferente. Um pouco por todo o distrito, as celebrações agendadas foram canceladas e em sua substituição foram outras pensadas, apostando, sobretudo, nas redes sociais.

Em Beja, a autarquia convida os munícipes a comemorarem a Revolução de Abril através do Facebook da Câmara Municipal, a partir das 23.00 horas desta noite de sexta-feira. Nesta rede social do Município pode-se acompanhar as intervenções dos presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara seguidas das atuações de professores do projeto: “Cante em Casa”, de Fernando Pardal e João Nunes, de Jorge Roque dos “Monda”, da Banda da Capricho Bejense e de um momento de poesia, com Gisela Cañamero e Sandra Maya.

Em Aljustrel é inaugurada hoje, no Facebook do Município, a Exposição Coletiva do Concurso de Fotografia Online #DaMinhaCasae às 22.00 horasé exibido o filme “Recordando outras Noites de Abril”. À meia-noite, o Município desafia a população a ir até à janela cantar “Grândola Vila Morena”.

Barrancos celebra Abril, nesta sexta-feira, divulgando, no Facebook, o resultado dos contributos dos munícipes com prosa, poesia, quadra ou desenho alusivos à data.

Castro Verde comemora hoje a Revolução dos Cravos, no Facebook do Município, com a Exposição de Trabalhos dos Alunos do 1º Ciclo sobre o 25 de Abril.

Cuba propõe a partir das 10.00 horas desta sexta-feira, Sons de Abril pela rua e depois para as 19.00 horas, Testemunhos do 25 de Abril de 1974, com vários depoimentos. Às 22.00 horas há História Contada “Um Sonho Feliz” e 20 minutos depois, mensagens dos presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara. Às 22.30 horas passa o filme “Gentes de Cuba – 20 anos depois da Revolução de Abril” e a partir das 23.30 horas pode assistir ao concerto “As Canções de Abril”.

Em Mértola, a Junta de Freguesia celebra mais um aniversário do 25 de Abril com um concerto online com Bruno Batista. O artista estará ao vivo no Facebook, pelas 17.00 horas.

Em Moura, nesta sexta-feira, pelas 23.00 horas, serão transmitidos nas redes sociais da autarquia (Facebook e Youtube) os três filmes premiados no 1.º Concurso de Curtas-metragens de Moura, realizado em 2019, que teve como tema central a “Ditadura em Portugal”. Por volta das 23.40 horas, o grupo de música tradicional alentejana “Kant” interpretará dois temas, também nas plataformas on-line do Município. À meia-noite, será transmitido um filme alusivo às comemorações da Revolução dos Cravos, seguindo-se uma mensagem de Álvaro Azedo, presidente da Câmara Municipal de Moura.

Em Odemira, as celebrações não têm a dimensão de outros anos, mas será feito o hastear da bandeira, esta noite, a partir das 23.50 horas, sem a presença de público. O hastear é devidamente acompanhado pelo Hino Nacional e a Bandeira do Município de Odemira será hasteada ao som de “Grândola Vila Morena”. A cerimónia será transmitida em direto, através da página de Facebook do Município e será posteriormente publicado filme sobre a iniciativa.

Em Serpa, tendo como mote “a liberdade” e com recurso às novas tecnologias, realiza-se hoje, às 10.00 horas, uma evocação da Revolução de Abril. De tarde, pelas 15.00 horas, terá lugar a inauguração digital da “Exposição de Cartazes do 25 de Abril em Serpa”. Às 23.45 horas, o presidente da Câmara Municipal de Serpa, Tomé Pires, fará uma intervenção alusiva à data, seguida da “Grândola, Vila Morena”, cantada à janela.

Alvito, Ferreira do Alentejo e Vidigueira celebram Abril com iniciativas agendadas para o dia 25, ou seja amanhã.

Almodôvar e Ourique cancelaram as comemorações de Abril e convidam os munícipes a celebrar em casa.


PUB

Revista RVP-Ovibeja 2023

PUB

Discos

Hoje é dia de novidades discográficas

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.