Academia Rural ADPM

O projeto foi lançado no âmbito do "RURAIS CRIAtivos" um encontro que decorreu, em Mértola, num momento de reflexão, partilha de ideias e experiências inovadoras como contributos para o processo de dinamização dos territórios rurais.

A Academia Rural tem como objectivo central, desenvolver metodologias de crescimento territorial em áreas rurais, que aglutinem recursos e capacitações residentes ou externas, promotoras de criatividade, inovação e conhecimento e que, simultaneamente, sejam capazes de criar sinergias geradoras de atração  local de investimento, elevando a riqueza material e imaterial dos territórios, permitindo assim a fixação de pessoas e a viabilidade dos territórios rurais.

O investigador do INIAV Pedro Reis esteve na apresentação da Academia e frisou que foram muito importantes os diversos olhares apresentados sobre o desenvolvimento. Prosseguiu dizendo que o importante é que esta Academia se posicione numa lógica de aprendizagem, para que o conhecimento possa ser fomentado e partilhado pelas pessoas que vivem nos territórios rurais e pelos que aqui se queiram vir a instalar.

O professor António Câmara, da YDreams, participou na apresentação da Academia e disse que o contributo da sua empresa está nos anos de experiência que tem, de forma, a que no mundo rural as pessoas possam imaginar atividades diferentes das que existem hoje, especialmente os jovens. Acrescentou acreditar que os novos rurais vão ser os licenciados dos centros urbanos, que vão desejar trabalhar e instalar-se fora das grandes cidades.

Jorge Revez, presidente da Direção da ADPM, fez um balanço muito positivo da apresentação do projeto, deixando a indicação de que ficou claro que existem alternativas às apostas nos centros urbanos e que a Academia é para ser incorporada e constituída pelos atores locais. Identificou os dois objetivos da Academia, esclarecendo que o primeiro consiste em cativar pessoas e recursos para os territórios de baixa densidade e o segundo em capacitar os territórios para incorporar os novos rurais.


Comente esta notícia

Galeria de fotos