violas de arame

Promovido pela Associação de Cante "Os Cardadores" e pela Viola Campaniça Produções Culturais, em parceria com a Câmara Municipal de Castro Verde, o Encontro destina-se a todos os músicos, etnógrafos e curiosos com interesse pela música tradicional de raiz e tem como propósito reafirmar a importância da salvaguarda destes instrumentos de tradição.

Pedro Mestre, José Barros, Vítor Sardinha, Rafael Carvalho e Chico Lobo são os tocadores convidados do 7º Encontro de Violas de Arame, que leva a palco cinco violas tradicionais "descendentes" da viola portuguesa de cordas de arame: a viola de arame, da Madeira, a viola da terra, dos Açores, a viola braguesa, do Minho e a viola caipira, do Brasil.

Esta edição conta ainda, com as participações especiais de viola amarantina, do Douro Litoral, pela mão de Eduardo Costa, da viola beiroa, da Beira Baixa, pelos tocadores de Alísio Saraiva e Ricardo Fonseca, da viola toeira, da Beira Baixa, por João Vila e do cavaquinho do Minho, pelo tocador Júlio Pereira.

No âmbito deste encontro, o Cineteatro Municipal recebe neste sábado, às 21.30 horas, o espetáculo "Violas de Arame Concerto", com um repertório que incide sobre o cancioneiro tradicional e alguns temas inéditos e a Secção de Castro de Verde realiza, durante o fim-de-semana, oficinas e conversas sobre violas de arame.

Esta iniciativa conta com a colaboração do Conservatório Regional do Baixo Alentejo e da Associação "Moços d’Uma Cana" e o apoio à divulgação da Antena 1.


Comente esta notícia