Os Azeitonas

A água está hoje em destaque no âmbito da Faceco. A 23ª edição da Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira promove hoje dois colóquios. Um é sobre "As águas santas: usos medicinais das águas no mundo rural" e o outro é sobre "A água como factor estratégico para a sustentabilidade regional".

O colóquio sobre as águas santas pretende lançar a discussão sobre os fundamentos das crenças relacionadas com as águas santas, assim como apontar os modos de preservação e divulgação deste património natural e cultural.

Já no que diz respeito à água como factor estratégico, o objectivo é debater a utilização do recurso água e a sua relação com as alterações climáticas, bem como conhecer e discutir as respostas das comunidades locais a estas questões.

O recurso água e as suas diferentes utilizações é uma questão que tem de ser encarada como já de hoje, no presente, conforme nos explica o vereador da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro. 

A Faceco, que decorre em S. Teotónio até domingo, conta com concursos nacionais e regionais de bovinos e de caprinos, com mostra e venda de artesanato, de produtos agroalimentares locais e regionais e ainda com iniciativas ligadas ao turismo.

Com muita animação musical, o grupo convidado para esta noite é "Os Azeitonas". O programa cultural é ainda preenchido com teatro, música tradicional, dança, animação de rua e desporto.

A Faceco é organizada pela Câmara Municipal de Odemira em colaboração com a Junta de Freguesia de S. Teotónio. 


Comente esta notícia