CDU Beja

Na apresentação do programa foi Miguel Madeira, responsável da Direção da Organização Regional de Beja (DORBE) do PCP, quem falou sobre o trabalho desenvolvido neste mandato "exigente" em que foi necessário colocar as contas em ordem, assim como "normalizar as relações de confiança com entidades e instituições do concelho". Miguel Madeira prosseguiu identificando as marcas distintivas deste mandato, frisando que são as que atestam a saída de quatro anos de governação "negra" na Câmara de Beja e recordando que o "atual rosto da candidatura do PS foi conivente".

A apresentação das propostas foi feita pelo presidente e candidato da CDU à presidência da Câmara de Beja, João Rocha, que começou por referir que as linhas de orientação traçadas em 2013 para o concelho foram alcançadas, nomeadamente no que se refere ao seu desenvolvimento e à aposta no centro histórico. Neste contexto referiu que a "CDU tem uma estratégia para Beja, situação que na Câmara anterior não havia". João Rocha relevou o facto, do desenvolvimento económico ser o ponto chave da sua atuação no próximo mandato e revelou que a autarquia pretende investir 2 milhões de euros na zona de expansão empresarial da Horta de S. Miguel, no sentido de criar melhores condições para a instalação de empresas. Neste contexto, João Rocha disse ainda, que no dia 21 deste mês saí, em Diário da República, o despacho que dita a instalação da empresa Aeroneo, no Aeroporto de Beja.

O centro histórico de Beja tem sido uma prioridade e vai continuar a ser, avançou, igualmente, João Rocha, indicando o que está em andamento e perspetivado para o futuro.

No próximo mandato, a candidatura da CDU quer também, entre outras propostas, prosseguir com o investimento efetuado na cultura e no apoio à criação artística, e cultural, de que é exemplo o ensino do cante alentejano nas escolas, que contempla 1400 crianças; reabilitar o edifício da Rua das Lojas para Centro de Desenvolvimento Local; criar o Museu da Banda Desenhada; reabilitar o Museu Regional de Beja, a Casa da Cultura e a Biblioteca, assim como concluir, e dinamizar, o Fórum Histórico da cidade e fazer obras na Pista de Atletismo do Complexo Desportivo Fernando Mamede, "tudo dentro da visão, como um todo, que a Coligação tem para a cidade e freguesias". Sobre o investimento efetuado nas freguesias, João Rocha, recordou, entre outros apoios, o investimento, avultado, realizado pela EMAS, nas remodelações e melhoramentos das redes de água e esgotos, assim como a reabilitação dos arruamentos.


Comente esta notícia