Voltar

"A investigação científica deve abrir-se ao mundo da terra"

"A investigação científica deve abrir-se ao mundo da terra"


O arqueólogo e responsável pelo Campo Arqueológico de Mértola considera que o futuro passa pela abertura da investigação científica ao mundo da terra, a afirmação de Cláudio Torres foi feita ao "preto no Branco" desta semana.

O Campo Arqueológico de Mértola tem 35 anos de trabalho cumpridos, com continuidade e futuro possível e neste momento está a virar-se para o Sul e a abrir bases de trabalho na Tunísia, Marrocos e tem perspectivas para a Argélia, revelou Cláudio Torres.

O Campo numa primeira fase trabalhou as suas descobertas para a museologia e isso já está a dar frutos, Mértola tem 12 museus e recebe entre 20 e 30 mil turistas por ano, que procuram este conhecimento, diz Cláudio Torres avançando que é nesta indústria, a do turismo que o trabalho deve ser feito. Neste contexto afirmou que o turista que chega a Mértola, mais de 50 por cento estrangeiro, de países como a Alemanha e a Inglaterra, é um turista inteligente que é preciso saber fixar e manter.

Para fixar aquele turista de forma agradável, Cláudio Torres avançou que o Campo tem no terreno um projecto que visa a criação de um Museu de Sabores, que faz a ponte com a dieta mediterrânica, património da humanidade. Acrescentou que hoje é preciso saber aproveitar as nossas qualidades alimentares e as da terra e que o futuro passa pela abertura da investigação científica ao mundo da terra e das estruturas rurais.

Recentemente Mértola colocou a descoberto mais um batistério, que o Campo ainda está a estudar, que está a merecer o interesse internacional e que vai receber uma comitiva de 40 especialistas para o investigar em finais de Abril, porque segundo Cláudio Torres é preciso alargar a investigação daquele legado a outras áreas, fora da arqueológica, como a documental, para que o mesmo possa ser verdadeiramente entendido.

Cláudio Torres diz que a abertura ao mediterrâneo é o caminho do Sul e entre homenagens, o arqueólogo vai ver editada no final da primavera deste ano, uma biografia, que conta pormenores da sua vida, como por exemplo da altura em que esteve preso.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.