Facal 2014

O desenvolvimento da freguesia de São Barnabé, no concelho de Almodôvar, só pode acontecer no dia em que for dada a devida valorização aos seus produtos tradicionais como é o caso do medronho, da cortiça, do mel ou dos enchidos.

A solução para contrariar a desertificação humana que hoje é um autêntico drama por aquelas paragens, só pode passar pela valorização dos produtos que São Barnabé tem para oferecer aos turistas. A pensar neste objetivo foi colocada em funcionamento a Associação de Defesa do Património de São Barmabé - "A Medronheira", que tem como presidente Carlos Rosa.

Este artesão, nascido e criado em São Barnabé, acredita que a sua terra pode ter futuro se os homens e as mulheres de hoje perceberem que é possível subsistir através da valorização das tradições locais.

Inverter a desertificação humana da freguesia de São Barnabé é o grande objetivo desta associação de defesa do património. "A Medronheira" já tem um plano de ação e as coisas podem começar a mudar a partir da feira do cogumelo, na última semana de Novembro.


Comente esta notícia