Voltar

Sociedade

Academia de Líderes Ubuntu - Escolas chegou a Odemira

Sociedade

Academia de Líderes Ubuntu - Escolas chegou a Odemira


Odemira é o primeiro território da região alentejana a integrar a Academia de Líderes Ubuntu, um programa desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala.

Promovido pelo Instituto Padre António Vieira – IPAV, o projeto nasceu em Portugal e já conta com a presença em 16 países.

A nível nacional, a Academia está a ser desenvolvida em 53 escolas e 2 centros educativos, sendo Odemira o primeiro território a lançar o projeto no Alentejo.

A Academia de Líderes Ubuntu Escolas – Odemira é financiada pelo Município e será implementada nas escolas de nível secundário: Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, Escola Profissional de Odemira e Colégio Nossa Senhora da Graça.

Segundo a autarquia, “o projeto arrancou nos dias 3 e 4 de setembro com a primeira formação de formadores, dirigida a docentes e não docentes das três escolas. No final, os formandos receberam a t-shirt Ubuntu, consagrando o seu compromisso e entrada para esta rede global imprescindível ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma sociedade mais justa e solidária".

A sessão contou com a presença de Deolinda Seno Luís, vereadora responsável pela Educação, e Rui Marques, Presidente do Instituto Padre António Vieira.

Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, na valorização da interdependência e da solidariedade, na promoção de competências pessoais, sociais e cívicas.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.