Sobreiro HL8

O sobreiro é a árvore nacional de Portugal e um símbolo da paisagem no sudoeste europeu. Pela primeira vez, uma equipa de cientistas portugueses, coordenada pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) conseguiu sequenciar o seu genoma, no âmbito do projeto GENOSUBER.

O projeto GENOSUBER foi criado como um projeto de investigação nacional, focado na sequenciação do genoma do sobreiro, a árvore nacional de Portugal, atributo que lhe foi conferido em Dezembro de 2011. A versão inicial do genoma do sobreiro foi disponibilizada no início de 2018.

Embora seja uma versão preliminar, esta é a caracterização genética mais completa do sobreiro alguma vez disponibilizada à comunidade, considerada fundamental para o avanço do conhecimento da genética desta árvore nacional e que sustentará todos os estudos que vão ser feitos nesta área.

Neste Agricultores do Sul, Marcos Ramos, investigador principal do CEBAL e responsável pelo projeto GENOSUBER, fala sobre o percurso que levou à descodificação do genoma do sobreiro e explica a importância que esta revelação tem, nomeadamente, para o sector industrial e, também, para toda a comunidade científica.

“Agricultores do Sul” para ouvir esta tarde, a partir das 18.00 horas, em 104.5FM ou através da emissão online em http://www.vozdaplanicie.pt/programas/28




Comente esta notícia

Galeria de fotos