escola Rio Moinhos
Segundo a autarquia, no próximo ano lectivo, vão estar matriculados em Rio de Moinhos, 16 alunos no 1º ciclo, mais 3 do que no actual ano lectivo, acrescidos de mais 13 inscrições no pré-escolar, o que garante 29 alunos com intenção de frequentar aquela escola.

Nelson Brito, presidente da Câmara de Aljustrel, afirma que o aumento do número de alunos, no próximo ano lectivo, é o principal argumento apresentado na carta que seguiu para a secretária de Estado Adjunta e da Educação.

A Câmara Municipal confirma ainda que não tem condições para garantir os transportes dos alunos para o Centro Escolar na sede do Concelho e que a escola de Rio de Moinhos reúne condições para o desenvolvimento da actividade lectiva.

Ainda segundo, o município a transferência de uma nova turma para o Centro Escolar de Aljustrel, por ausência de salas disponíveis, obrigaria à criação de mais uma turma de 1º ciclo, que teria que funcionar fora do Centro Escolar, mais concretamente na E. B. 2, 3 de Aljustrel.

A estes argumentos, a autarquia junta ainda a ideia de que caso esta solicitação volte a ser bem acolhida pelo Ministério da Educação, à semelhança do que aconteceu nos dois últimos anos lectivos, evita-se o deslocamento de crianças de tenra idade e o encerramento de mais uma instituição numa localidade que, nos últimos anos, tem sofrido com a falta de atenção do Estado Central, que tem vindo a privá-la de vários serviços públicos de proximidades, incluindo a sua Junta de Freguesia, extinta em 2013.

Comente esta notícia