sessão abertura ovibeja 2016

O ministro revelou que esta candidatura está integrada no Plano Nacional de Reformas, onde foi incluído, por sua proposta, um Programa Nacional de Regadios, que tem Alqueva e que foi aprovado nesta quinta-feira, dia 21, em Conselho de Ministros.

Na sessão de abertura, e no final do discurso, Capoulas Santos deixou também, o compromisso de concretizar o sonho de Manuel de Castro e Brito, tendo em vista a criação de uma Escola Profissional direcionada para as áreas do regadio.

A criação desta escola foi um dos sonhos de Castro e Brito recordados na cerimónia por Rui Garrido, o novo presidente da Direção da ACOS, que aproveitou a presença de Capoulas Santos para deixar alguns recados, relacionados com o PDR2020, as medidas agroambientais, Alqueva, o preço da água e a seca que já se faz sentir em algumas zonas do Baixo Alentejo.

Sobre o PDR2020, o ministro disse que a situação só ficará normalizada daqui por um ano. Relativamente às agroambientais, Capoulas Santos avançou que não vão abrir mais candidaturas porque a dotação foi ultrapassada. Quanto ao preço da água comprometeu-se a compatibilizar neste quadro financeiro atual, um preço de água justo e acessível.

João Rocha, o presidente da Câmara de Beja também marcou presença na sessão de abertura e nas palavras que proferiu, frisou que o futuro do Alentejo passa pela aposta nas agroindústrias, no aeroporto e na finalização das obras do IP8 e IP2. Neste contexto referiu que está tudo por fazer, que todos têm a responsabilidade de preservar o que foi deixado, de potenciar as diversas possibilidades da região e de combater os velhos do restelo porque o Alentejo tem futuro.

A sessão de abertura da Ovibeja ficou marcada pela ausência do seu mentor e pela homenagem que lhe foi prestada, no minuto de silêncio efetuado em sua memória, no vídeo que recordou as suas palavras, a sua vida, os seus sonhos e muitas ovibejas, assim como nas palavras emocionadas de Capoulas Santos, Rui Garrido e João Rocha sobre Manuel de Castro e Brito.
 

Comente esta notícia

Galeria de fotos