Voltar

Alvito recebe primeira conferência concelhia do "Radiografias"

Alvito recebe primeira conferência concelhia do "Radiografias"


Alvito recebe nesta segunda-feira, dia 10, a primeira conferência concelhia do "Radiografias", projecto que tem como entidade promotora, a Rota do Guadiana - Associação de Desenvolvimento Integrado.

O projecto "Radiografias" tem como objectivo dar a conhecer as potencialidades da região para melhor identificar as bases do crescimento sustentável, envolvendo os actores locais e regionais e convidando a participar especialistas nacionais, assim como internacionais, com provas dadas nas matérias a abordar. Tem ainda, como finalidade estimular o conceito de cidadania activa, participativa.

O projecto integra um programa radiofónico, semanal, em que são destacadas as potencialidades de cada um dos concelhos e das áreas mais relevantes, que vai para o ar, todas as segundas-feiras, na Voz da Planície de Beja.

O "Radiografias" assenta, igualmente, na realização de um ciclo de conferências concelhias e a de Alvito, a realizar nesta segunda-feira, é a primeira das 16 programadas.

David Machado, da Rota do Guadiana, a Associação promotora do projecto, identifica as várias conferências concelhias programadas para os 13 concelhos, que integram a NUT III do Baixo Alentejo, assim como as duas temáticas e a final, que encerra o ciclo previsto. David Machado faz também, a apresentação dos objectivos do projecto, destacando o facto de nas conferências concelhias se procurar despistar oportunidades para os concelhos da NUT III, assim como apontar caminhos para o futuro.

David Machado apresenta, igualmente, os objectivos da primeira conferência concelhia, a de Alvito, que tem como "pano de fundo", o tema: "Conhecer, Capacitar e Empreender", dizendo que este é um concelho que há muito se preocupa com as questões do desenvolvimento, assente sobretudo na promoção do turismo, cultural e do património.

A primeira conferência concelhia do "Radiografias", que é realizada nesta segunda-feira, dia 10, em Alvito, no Centro Cultural, tem como tema: "Conhecer, Capacitar e Empreender" e começa às 09.30 horas, para se prolongar até às 13.30 horas.

A conferência integra três painéis, o primeiro, que é também a sessão de abertura, tem como intervenientes o presidente da Câmara de Alvito, António João Valério, David Machado, da Rota do Guadiana, e David Serra, da Terras Dentro.

O segundo, com início previsto para as 10.00 horas é subordinado ao tema: "Desenvolvimento Local, Económico, Industrial" e conta com as participações de Carlos Martins, da UCASUL, de Pedro Duarte, da Herdade das Barras, de Francisco Trindade, ex-autarca, e de Elsa Branco, da Terras Dentro.

O terceiro e último painel é sobre: "Desenvolvimento Turístico, Cultural e do Património" e nele intervêm, o geógrafo Jorge Gaspar, António Coelho, da Escola Profissional de Alvito e Dina Monteiro, técnica de turismo.

Esta conferência é efectuada de forma interactiva, promovendo a participação do público que marcar presença no evento e destinando à intervenção do mesmo, dois períodos, um a seguir ao primeiro painel e depois um outro, a seguir ao terceiro e último painel, que marcará, igualmente, o final da iniciativa.

Comente esta notícia

Infelizmente, trata-se de um evento inquinado pela falta de democraticidade por parte do Presidente da Câmara Municipal der Alvito, o qual ignorou completamente os vereadores da oposição (que, por certo, constituem a maioria daquele órgão autárquico). Esta conferência faz-se no Centro Cultural de Alvito (propriedade do Município de Alvito), contando com a participação do Presidente Valério, como único representante daquele órgão. Pese embora a importância que reconheço a este tipo de iniciativas, creio que deve haver algum decoro na forma como são promovidas. Eu fui eleito vereador da Câmara Municipal de Alvito, aliás, na sequência de um programa/projecto público (o único!) que apresentava um conjunto de acções afins à temática do desenvolvimento local, sub-regional e regional. Lamentavelmente, o Presidente da Câmara Municipal de Alvito preferiu ter como parceiro neste evento a colaboração do seu n.º 5 da sua lista eleitoral, (CDU) - Dr. David Serra, Terras Dentro - esquecendo aqueles que legitimamente foram eleitos, entre os que me encontro. Muito mau exemplo, a poucos dias do 40.º aniversário da festa da Liberdade e da Democracia. Para maiores detalhes sobre o assunto, consultar : http://www.alvito-construir-o-futuro.pt/ Cumprimentos, Manuel Maria Feio Barroso

Manuel Maria Barroso

30/11/-0001

Leia também...


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.