Voltar

Cultura

Apurados os 7 finalistas do distrito de Beja às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Cultura

Apurados os 7 finalistas do distrito de Beja às 7 Maravilhas da Cultura Popular


As “Talhas de Beringel” (Beja), a “Abertura das Talhas” (Vidigueira), as “Botas Alentejanas” (Cuba), o “Cante Alentejano” (Serpa), o “Cante ao Baldão com Viola Campaniça”, a “Pesca Artesanal no Litoral Alentejano” e a “Viola Campaniça” (as três de Odemira) são estas as sete candidaturas do distrito de Beja finalistas ao concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

Recorde-se que a organização das 7 Maravilhas de Portugal recebeu 504 candidaturas ao concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular, e atribuiu o selo de nomeado a 471.

O painel de especialistas, composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas elegeu, no domingo passado, sete patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que vão participar nas respetivas eliminatórias regionais, a partir do dia 6 de Julho na RTP1 e RTP Internacional.

O distrito de Beja foi a votos com 12 nomeados, dos quais foram, agora, apurados 7 finalistas.

De fora da corrida à final do concurso, no distrito de Beja ficou a candidatura dos “Bonecos de Manuel Carvalho, os Alentejanos” (Vidigueira), a FACECO (Odemira), o “Cante ao Despique com Viola Campaniça (Ourique) e, do concelho de Serpa, a candidatura “Santas Cruzes”, na categoria de Procissões e Romarias e o “Jordão”, na categoria de Rituais e Costumes.

Esta edição do concurso 7 Maravilhas de Portugal, dedicado à cultura popular, pretende promover o Património Cultural Imaterial de Portugal, elevando a Cultura Popular portuguesa a um patamar de causa pública. 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.