Testes covid19

A informação é revelada pela Comunidade Intermunicipal doBaixo Alentejo (CIMBAL) e a ação “COVID 70+Alentejo” surge no âmbito do Programa de Intervenção Preventiva em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI’s) e Lares Residenciais (LR).

A realização dos testes será feita de forma faseada, em todos os lares e é assegurada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em parceria com o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve -Algarve Biomedical Center (consórcio do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e da Universidade do Algarve).

De acordo com a CIMBAL, “o objetivo deste Programa é testar colaboradores e utentes com sintomas das ERPI’s e LR’s do Baixo Alentejo, priorizando as estruturas com funcionamento de equipa em “casulo”, ou seja, em permanência residencial dos seus colaboradores e as estruturas com maior número de utentes e colaboradores”.

Amanhã realiza-se uma reunião, com os responsáveis e diretores técnicos das Estruturas, para dar a conhecer o projeto e a sua forma de implementação.

A operacionalização do Programa no Baixo Alentejo será assegurada por uma parceria alargada, contando com a CIMBAL, o Centro Distrital do Instituto da Segurança Social, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a Autoridade de Saúde, as Comissões Distrital e Municipais de Proteção Civil e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja, sob coordenação do Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches.

A CIMBAL agradece “a total disponibilidade e indispensável colaboração do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, na concretização deste Programa no Baixo Alentejo”.

“O elevado profissionalismo e a sua capacidade técnica são o garante para a eficaz implementação do Programa”, frisa ainda o documento. 


Comente esta notícia