Vidigueira Autárquicas 2013

Terra de pão, de laranjas e de vinho. Vidigueira, com cerca de 5 900 habitantes, tem solos férteis, alguns banhados pelas águas provenientes de Alqueva, que estimulam apostas em novas produções agrícolas.

Em termos político-partidários Vidigueira tem sido constante na votação maioritária em coligações que agregam o PCP, com duas passagens pontuais pelo Partido Socialista.

Nas primeiras eleições autárquicas realizadas no Portugal pós 25 de Abril, a Vidigueira elegeu um presidente de Câmara socialista, Manuel Trindade Reis, com uma diferença mínima de 24 votos em relação ao candidato da FEPU - Frente Popular Povo Unido, Carlos Góis.

Nas eleições seguintes, em 1979, as forças invertem-se e o presidente de Câmara empossado é Carlos Góis, eleito pela APU - Aliança Povo Unido.

Eleito, primeiro pela APU e depois pela Coligação Democrática Unitária, Carlos Góis cumpriu seis mandatos à frente dos destinos do Município de Vidigueira.

Em 2001 Carlos Góis não se recandidata e o eleitorado escolhe para a gestão do concelho, durante os próximos quatro anos, o socialista António Mendonça.

Nas eleições seguintes, em 2005, o PCP/PEV volta a ser a força política escolhida pelo eleitorado da Vidigueira, desta vez com Manuel Narra a assumir a presidência da Câmara.

Nas últimas autárquicas, realizadas em 2009, Manuel Narra é reeleito com 55,20 por cento dos votos, contra 34,13 por cento de votantes no PS.

Às próximas eleições Autárquicas, com data marcada para 29 de Setembro, a CDU volta a recandidatar Manuel Narra, actual presidente de Câmara. De 50 anos, Manuel Narra é Bacharel em Gestão de Empresas e militante do PCP.

O PS aposta em José Miguel Almeida. Natural de Vidigueira, foi fundador da Vitifrades e presidente da direcção da Adega Cooperativa, Cuba e Alvito.

O cabeça de lista pelo PPD-PSD/CDS-PP é José Maldonado. Com 44 anos, natural da Vidigueira, José Maldonado é presidente do Conselho Fiscal da Associação "Trilhos de Baco".

O concelho de Vidigueira é composto por quatro freguesias: Pedrógão, Selmes, Vidigueira e Vila de Frades.


Comente esta notícia

Galeria de fotos