Azeite
Os azeites portugueses foram os mais premiados no 4º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra-Prémio Ovibeja que contou com a participação de 100 amostras de vários pontos do Mundo. Portugal participou com 41,tendo visto 11 premiadas. O país que apresentou mais amostras foi a vizinha Espanha, com 44 azeites, dos quais foram seleccionados 9 vencedores.

Entre os distinguidos estão ainda azeites italianos que, com 5 amostras, recebeu 3 prémios, e azeites do Chile que participou com 4 amostras e viu reconhecida uma delas. Entre os países participantes destaque ainda para Grécia, Eslovénia, Uruguai e Alemanha.

Os prémios do 4º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra, promovido pela ACOS-Agricultores do Sul e pela Casa do Azeite, vão ser entregues no dia 3 de Maio, às 13.00 horas, numa cerimónia a realizar na Ovibeja, no Pavilhão Sabor Alentejo. Neste espaço, os visitantes podem provar os azeites concorrentes, assim como, participar em provas comentadas de modo a melhor conhecer as diferentes características dos azeites e os seus diversos usos culinários, desde entradas, sobremesas, doçaria, grelhados, assados, frituras. 

Comente esta notícia