erasmus+
O projecto, intitulado IBERIACAL-PATRIMÓNIO, TRADIÇÃO, FUTURO. inscreve-se na modalidade "Parcerias Estratégicas", pretende levar a cabo um conjunto de actividades de formação e intercâmbio de boas práticas na área educativa.

O território do concelho seleccionado recaiu em Trigaches, dada a existência de práticas que permitem a demonstração das técnicas tradicionais. Como parceiros nacionais, para além do município bejense, a candidatura integra o Agrupamento de Escolas n.º 1 de Beja, o Instituto Politécnico de Beja e a Universidade de Évora. Os parceiros transnacionais são o Município de Morón de la Frontera, a Associação Cultural Cal de Morón e o Instituto Educativo Fuente Nueva.

A temática escolhida para a cooperação é a sensibilização da comunidade escolar e académica para a salvaguarda dos fornos tradicionais, sendo uma das actividades principais a produção de uma fornada de cal num antigo forno na freguesia de Trigaches, da importância do uso da cal em edifícios e da recuperação das práticas ancestrais que lhe estão associadas, numa perspectiva de educação para a valorização de um património cultural comum aos países ibéricos.

Comente esta notícia