simpósio cardo

A iniciativa tem como objectivo a promoção e divulgação do conhecimento científico e tecnológico em torno da valorização económica do cardo, resultante da cooperação entre instituições de I&D nacionais e internacionais, bem como com o sector produtivo.

Com a realização deste simpósio chega ao fim o projecto ValBioTecCynara-Valorização Económica do Cardo: variabilidade natural e suas aplicações biotecnológicas, uma abordagem integrada para maximização de exploração da cadeira de valor em torno da produção de cardo. Um projecto que junta CEBAL, IPBeja, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Universidade de Évora, Universidade de Aveiro, Universidade Nova de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa.

Fátima Duarte, Investigadora do CEBAL, afirma que o projecto começou em Outubro de 2015 e foi desenvolvido tendo em vista a valorização económica do cardo.

Ainda segundo, Fátima Duarte, o seminário inclui a realização de 4 painéis, que têm a particularidade de serem moderados conjuntamente por um investigador e por um produtor, promovendo uma discussão mais efectiva em torno das questões relevantes para a produção, ao mesmo tempo que lança desafios à Investigação.

No âmbito das actividades do Simpósio, realiza-se, esta tarde, às 18.00 horas, na Galeria ao Lado, do IPBeja, a Sessão Made from Cardo-sessão de apresentação e degustação de dois produtos inovadores à base de cardo desenvolvidos em articulação com agentes económicos locais, no enquadramento do projecto de valorização do cardo.




Comente esta notícia