Voltar

Beja, Moura e Mértola comemoram Dia da Mulher

Beja, Moura e Mértola comemoram Dia da Mulher


Hoje, 8 de Março, comemora-se o "Dia Internacional da Mulher" com atividades agendadas para vários concelhos do distrito de Beja. Recorde-se que esta data foi instituída há 103 anos, mas que continua a fazer sentido lembrar porque ainda existe um caminho a percorrer para que os direitos das mulheres sejam cumpridos.

Hoje, assinala-se o "Dia Internacional da Mulher". Nesta data são lembradas as operárias protagonistas do protesto realizado a 8 de Março de 1857, em Nova Iorque, dia em que fizeram greve e em que ocuparam a fábrica onde trabalhavam para reivindicar a redução do horário de trabalho de 16 para 10 horas diárias.

Aquelas operárias foram encerradas na fábrica onde, entretanto, se deu um incêndio e cerca de 130 morreram queimadas.

Em 1910, durante uma conferência internacional que decorreu na Dinamarca, foi decidido, em homenagem a estas mulheres, comemorar a 8 de Março o "Dia Internacional da Mulher". Uma data que se transformou num importante marco para a luta, emancipação e defesa dos direitos das mulheres de todo o Mundo.

Nesta sexta-feira comemora-se, em vários concelhos do distrito de Beja, esta data, com atividades dedicadas às mulheres.

Em Beja, a Sociedade Filarmónica recebe uma matiné de fados, às 16.00 horas, com os fadistas Rita Santos, Ana Tareco, Ana Rato, Carlos Moisão, Daniela Helena, Mafalda Vasques e Carlos Filipe, acompanhados na guitarra portuguesa por Rogério Mestre e na viola por Carlos Franco.

Moura promove, no Parque de Feiras e Exposições, às 15.30 horas, uma tarde comemorativo com um momento de poesia alusivo à mulher, mostra de cante coral feminino, apresentação do grupo de atividade física sénior, baile com João Realista e lanche convívio.

Mértola recebe, na Casa das Artes Mário Elias, às 21.30 horas, um espetáculo com Maria Tomé e os sons do Brasil.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.