VOIX CORSES

O etnomusicólogo Michel Giacometti, nascido na Córsega, foi quem primeiro aprofundou as ligações entre o cante e a polifonia das zonas rurais dessa ilha, que constitui, decerto, o “parente mais próximo” das modas do Alentejo. Invocando essa herança partilhada, o mais destacado ensemble corso da atualidade, Barbara Furtuna – Voix Corses faz o seu concerto, na Igreja do Convento de S. Francisco, na Pousada de Beja, às 21.30 horas. Este concerto é apresentado pelo diretor do Festival José António Falcão.

A tarde de sábado, dia 5, é consagrada a percorrer uma “Rota de Mariana”, antecipando a celebração dos 350.º aniversário da publicação das Cartas Portuguesas, em 2019. Visitam-se, assim, monumentos e sítios que conservam a memória da célebre “Freira de Beja”, tal como explica também, José António Falcão.

Situada em Albernoa, a Herdade dos Grous caracteriza-se pela simbiose entre as atividades turísticas e as práticas agro-ambientais, apresentando diferentes tipos de habitats que permitem acolher uma grande variedade de espécies de aves, quer residentes, quer migratórias e é este o convite que o Terras sem Sombra faz para este fim de semana, em Beja, na atividade de biodiversidade marcada para domingo de manhã, dia 6, tal como avança José António Falcão.


Comente esta notícia