Painel de Risco de Incêndio

Segundo a autarquia bejense, os painéis foram colocados “em locais estrategicamente escolhidos, um junto ao estacionamento da mata das merendas, na cidade de Beja e outro à entrada do perímetro florestal da Cabeça Gorda e Salvada, atualmente designado por parque biológico da Cabeça Gorda”.

O comunicado revela que “os locais escolhidos são zonas onde a probabilidade de ocorrer um incêndio são maiores na área do concelho”.

O município salienta que “a mata das merendas é um local muito frequentado no tempo quente pelos munícipes de Beja e o parque biológico é a maior mancha florestal do concelho de gestão pública, sob tutela das juntas de freguesia da Cabeça Gorda e da Salvada”.

Os painéis apresentam cinco classes de Risco de Incêndio catalogadas como “Reduzido, Moderado, Elevado, Muito Elevado e Máximo”.

De acordo com o documento, “a cor atribuída a cada classe de Risco representa a severidade do mesmo, bem como o estado dos combustíveis florestais e da meteorologia, de modo a prever as condições de início e propagação de um incêndio”.

A autarquia bejense recorda que “todas as atividades agrícolas, florestais e de lazer a desenvolver em meio rural devem ser precedidas de uma consulta aos painéis de Risco de Incêndio”.

 


Comente esta notícia