ABEM

Moura e Santo Amador estão abrangidos pelo abem, no âmbito do protocolo já existente entre a Associação Dignitude e a União de Freguesias de Moura e Santo Amador.

O abem é o primeiro programa solidário da Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social, que nasce da parceria entre o setor social – Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo e o setor da saúde – Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. Pretende dar resposta aos problemas de acesso ao medicamento, garantindo que todos os portugueses podem comprar os medicamentos comparticipados que lhes são prescritos. Os beneficiários são pessoas que se encontram numa situação de carência económica e não conseguem comprar os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica. A cada beneficiário é atribuído um cartão que lhe permite aceder aos medicamentos prescritos em qualquer farmácia (aderente) do país, sem mais burocracias e com a dignidade que merece.

Através deste protocolo, a Câmara Municipal de Moura compromete-se a divulgar a Rede Solidária do Medicamento, a identificar os beneficiários e a financiar anualmente em 100 euros da comparticipação solidária abem, por cada beneficiário identificado, sendo que os restantes montantes ficarão a cargo do Fundo Solidário abem. Tendo em conta a realidade socioeconómica do concelho, com uma população envelhecida e muitas vezes dependente de medicação, o Município decidiu dar início a esta colaboração, por forma a auxiliar as pessoas carenciadas a terem acesso a todos os medicamentos que necessitam.


Comente esta notícia