Outeiro Circo 2015
Os trabalhos previstos, este ano, centram-se na conclusão de duas áreas de sondagem intervencionadas em 2016 e que se localizam junto a um troço da muralha anteriormente escavada entre 2008 e 2013. Uma das sondagens a intervir revelou uma grande potência estratigráfica e presença de muitos materiais, sobretudo cerâmicos, mas sem permitir a identificação de estruturas, que poderão estar preservadas a maior profundidade. A outra sondagem a concluir apresenta uma situação diferente, onde se verificou a ocorrência de grandes concentrações de blocos pétreos, incluindo um bloco que exibe diversas "covinhas" gravadas, e que poderão corresponder ao derrube da muralha, que eventualmente selará níveis de ocupação preservados.

Para além das escavações arqueológicas também serão desenvolvidos trabalhos de tratamento do espólio exumado.

Outras vertentes da campanha são materializadas com a realização do já habitual ciclo de conferências que incide sobre temas diversos dentro da área da arqueologia.

Como tem acontecido nas campanhas anteriores, em 2017, são promovidas visitas guiadas ao local das escavações, para grupos ou individualmente, que contarão com o apoio dos membros da equipa do projecto, assim como, a realização de várias exposições, em Beja, em Mombeja e em Santa Vitória para além da habitual colaboração com grupos de jovens em férias.




Comente esta notícia