Apresentação da CCDRA

São alguns dos objetivos macro daquela estratégia: incrementar em 15% o valor do PIB Regional, integrar em 2020 o grupo das regiões Innovation Follower e aumentar a taxa da população com ensino superior ou equiparado entre 30-34 anos, tendo como objetivo atingir 40%.

No âmbito do Programa Operacional Regional Alentejo 2020, verifica-se a existência de objetivos específicos, tais como: aumentar a produção científica de qualidade reconhecida internacionalmente, privilegiando a excelência, a cooperação e a internacionalização; apoiar novos doutoramentos, visando o reforço da investigação, do desenvolvimento tecnológico e da inovação e aumentar o número de diplomados do ensino superior.

Nas palavras do Dr. António Dieb, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo que dirigiu a sessão, as estratégias "são uma exigência criada pela União Europeia no sentido de cada região indicar, de forma muito clara, quais são as áreas em que pretende concentrar maiores esforços e, ao mesmo tempo, quais a áreas em que se evidencia maior potencial regional de crescimento". Disse ainda ter a "CCDRA, ao longo do último ano e meio, vindo a coordenar um trabalho sistemático de contacto direto com os agentes. Trabalho muito participado com dezenas largas de contributos formais por parte de inúmeras instituições, publicas e privadas, de agentes de toda a região, mas neste caso com especial incidência nos agentes do setor da investigação e transferência de conhecimento".

 


Comente esta notícia