Voltar

CEBAL E IPB vencem Prémio GPA-EDIA "Boas Práticas em Alqueva"

CEBAL E IPB vencem Prémio GPA-EDIA "Boas Práticas em Alqueva"


O CEBAL-Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo e o IPB- Instituto Politécnico de Beja venceram o Prémio GPA-EDIA "Boas Práticas em Alqueva" na categoria Inovação com o projecto "H2O Processing&Mitig".

Trata-se de um projecto de mitigação de CO2 atmosférico, produção de soluções nutritivas, correctivos organominerais e produtos hortofrutícolas através de processo inovador de tratamento de água residual de queijarias.

Este é um sistema inovador e patenteado de tratamento de águas residuais de queijo com obtenção de soluções nutritivas/correctivos organominerais para reutilização agrícola, e simultânea mitigação de CO2 atmosférico, desenvolvido durante a tese de doutoramento europeu da investigadora Ana Rita Prazeres.

O processo é de fácil aplicação e apresenta baixo custo sendo uma solução para as águas residuais das queijarias que necessitam de tecnologias de baixo custo. Apresenta várias vantagens, contribuindo não só para a redução da contaminação de águas residuais, mas também para a redução dos problemas ambientais associados aos gases com efeito de estufa.

Do desenvolvimento destes processos de tratamento inovadores resultaram ainda 9 artigos científicos internacionais, 2 artigos nacionais, 1 patente nacional, e várias participações em congressos nacionais e internacionais, bem como apresentação de protótipos das tecnologias desenvolvidas. Além disso, estes trabalhos de investigação já receberam várias distinções.

PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.