prémio CEBAL IPB
Trata-se de um projecto de mitigação de CO2 atmosférico, produção de soluções nutritivas, correctivos organominerais e produtos hortofrutícolas através de processo inovador de tratamento de água residual de queijarias.

Este é um sistema inovador e patenteado de tratamento de águas residuais de queijo com obtenção de soluções nutritivas/correctivos organominerais para reutilização agrícola, e simultânea mitigação de CO2 atmosférico, desenvolvido durante a tese de doutoramento europeu da investigadora Ana Rita Prazeres.

O processo é de fácil aplicação e apresenta baixo custo sendo uma solução para as águas residuais das queijarias que necessitam de tecnologias de baixo custo. Apresenta várias vantagens, contribuindo não só para a redução da contaminação de águas residuais, mas também para a redução dos problemas ambientais associados aos gases com efeito de estufa.

Do desenvolvimento destes processos de tratamento inovadores resultaram ainda 9 artigos científicos internacionais, 2 artigos nacionais, 1 patente nacional, e várias participações em congressos nacionais e internacionais, bem como apresentação de protótipos das tecnologias desenvolvidas. Além disso, estes trabalhos de investigação já receberam várias distinções.

Comente esta notícia