Prémios Alqueva sessão

Os prémios foram atribuídos nas categorias de: Prémio Mais Utilização - Programa de Sustentabilidade dos vinhos do Alentejo; Mais Transformação - Olival da Risca; Mais Inovação - Fitofarmgest; Mais Produção - Esporão SA e o prémio Mais Valor foi atribuído por escolha do público e foi entregue ao CEBAL. Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa ao Agro Turismo Agirdin.

Os Prémios “Mais Alqueva, Mais Valor” pretendem reconhecer projetos, na área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, que implementem um conjunto de boas-práticas relacionadas com o uso eficiente da água, do solo, a conservação da biodiversidade, a promoção e a divulgação dos seus modelos de negócio, integrando os conceitos mais recentes de desenvolvimento sustentável.

Este ano na primeira edição, os Prémios “Mais Alqueva, Mais Valor”, tiveram como objetivo identificar e dar visibilidade às empresas, pessoas e instituições que contribuem para a eficiente utilização dos recursos naturais, com especial enfoque no recurso água e são uma iniciativa integrada no projeto ALA – Agendas Locais da Água no Alentejo, financiado pelo Fundo Ambiental e desenvolvido em consórcio liderado pela EDIA, com a Consulai e a Universidade de Évora. Neste contexto, Pedro Santos, da Consulai, fez um balanço muito positivo desta primeira edição, frisando que teve uma adesão significativa de candidaturas e que nela foram lançadas, também, as bases para a sua continuação no futuro.

José Pedro Salema, presidente do Conselho de Administração da EDIA, valorizou o facto, de terem aparecido muitos projetos novos, que utilizam as tecnologias de ponta ao seu dispor e relevou os excelentes exemplos que foram apresentados.

José Pedro Salema disse, ainda, que a iniciativa estará de regresso em 2020 e que nessa altura serão esperadas mais candidaturas, porque há muita coisa a acontecer na região, no âmbito do Alqueva.

Com esta iniciativa pretende-se criar uma rede colaborativa de agricultores que possam demonstrar as boas práticas e promover a disseminação destes conceitos que conciliam ambiente e agricultura, criando mais valias para os produtores que as implementam, a médio e longo prazo.

Esta sessão contou, igualmente, com um conjunto de apresentações e um debate sobre estas matérias, com a presença de especialistas desta temática.


Comente esta notícia

Galeria de fotos