Visita secretária de Estado da Cultura

Nesta deslocação a Beja, a arquiteta Ângela Ferreira, secretária de estado da Cultura, informou que, no âmbito da parceria da Cultura estabelecida entre o Estado e o Novo Banco, até final do primeiro semestre deste ano, um conjunto de pinturas portuguesas do século XVII serão cedidas ao Museu Regional Rainha D. Leonor.

No final da visita, nas instalações da Câmara Municipal de Beja, realizou-se uma reunião onde ficou demonstrada a disponibilidade e vontade das entidades em presença, em conjunto, de procurarem a melhor solução para a gestão do Museu Regional Rainha D. Leonor.

A propósito da visita da secretária de Estado da Cultura, a CIMBAL afirma, em comunicado, que “tendo perfeita consciência que não tem apetência, nem qualificações que lhe permitam valorizar este excecional equipamento, reconhece que, caso integre a rede de museus do Ministério da Cultura e tenha uma gestão equilibrada e partilhada com o Município de Beja, possibilitará com melhores condições, a sua proteção, valorização e uma maior divulgação, contribuindo desta forma para uma melhor preservação do património coletivo do Baixo Alentejo.” Isto mesmo afirma Jorge Rosa, presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL.

A Voz da Planície sabe que a secretária de Estado da Cultura tem acompanhado de perto a questão do Museu Regional de Beja, tendo já reunido com o Município de Beja, a CIMBAL e a Direção Regional de Cultura do Alentejo. Podemos avançar, também, que o diploma relativo à Autonomia de Gestão dos Museus, Monumentos, Palácios e Sítios Arqueológicos entrará em breve em circuito legislativo. Jorge Rosa confirmou que este assunto foi abordado na reunião e que se aguardam novidades para breve.


Comente esta notícia