juri azeite 2017
Um 1º lugar na categoria de Frutado Maduro, três posicionados em 2º nas categorias Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro e Frutado Verde Intenso e um 3º prémio na categoria de Frutado Verde Ligeiro. Outros cinco azeites lusos receberam menções honrosas.

A selecção dos melhores azeites decorreu, na Casa do Alentejo, em Lisboa, o Júri, presidido por José Gouveia, um dos mais relevantes especialistas em azeites a nível mundial, contou com 40 jurados provenientes de 12 países, todos eles reconhecidos pelo Conselho Oleícola Internacional. O concurso deste ano contou com 150 amostras de azeites provenientes de 11 países. Portugal e Espanha foram os países mais representados, mas houve também a participação de azeites de Itália, Grécia, Alemanha, Chile, Brasil, Israel, Eslovénia, Tunísia e Andorra.

Mariana Matos, Secretária Geral da Casa do Azeite, afirma que em 2017, aumentou o número de azeites a concurso e a qualidade continua a ser uma referência. Mariana Matos destaca ainda as "conquistas" dos azeites portugueses neste concurso.

Aumentar a qualidade e o potencial competitivo dos azeites portugueses é um dos objectivos do concurso organizado pela ACOS em parceria com a Casa do Azeite e o patrocínio do Crédito Agrícola.

Os prémios são entregues aos vencedores hoje, dia 29 de Abril, às 12.00 horas, numa cerimónia pública dedicada ao tema.

Comente esta notícia