Voltar

Atualidade

Conferência sobre arqueologia do Núcleo Museológico do Sembrano

Atualidade

Conferência sobre arqueologia do Núcleo Museológico do Sembrano


“Arqueologia de salvamento e o escancarar de uma porta entre dois Mundos” é o mote para uma conferência que vai decorrer, a partir das 21.30 horas, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja.

Esta conferência, que vai estar a cargo da Mestre em Arqueologia Teresa Ricou Nunes da Ponte, centra atenções no contributo de Alqueva para o conhecimento da transição entre a antiguidade tardia e o mundo Islâmico.

Graças ao Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, novas janelas de oportunidade e pistas de investigação se abriram no estudo deste período de transição situado entre a Antiguidade Tardia e a Islamização Plena, marcados por fortes descontinuidades e permanências a nível politico, religioso e cultural com o reconhecimento e escavação de novos sítios arqueológicos atribuíveis a este intervalo temporal, até então muito pouco conhecido na região.

Esta é mais uma conferência integrada no ciclo “Sob a Terra e as águas, porque há sempre novas histórias para contar”, promovida pela EDIA em parceria com a Câmara Municipal de Beja e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e com o apoio da Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja. Estas conferências são fruto dos trabalhos de arqueologia promovidos durante a construção do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.