Congresso de Turismo Rural no Alentejo

Trata-se de uma iniciativa da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e do Ribatejo para debater a atualidade do turismo rural e os desafios que se colocam ao setor.

Com os cerca de 600 conferencistas, e durante dois dias, vão ser partilhadas experiências para dar a conhecer boas práticas e encontradas respostas para os desafios que se colocam ao turismo rural, quer a nível regional como nacional e internacional. 

Na realidade, assegura Ceia da Silva, presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, trata-se do maior Congresso realizado sobre esta temática em Portugal, em que mesmo assim, ficaram em lista de espera cerca de 150 pessoas.

Ceia da Silva identificou também, os objetivos que se pretendem alcançar com esta realização e realçou a importância que assumem os depoimentos dos especialistas que participam neste Congresso para o planeamento de estratégias a implementar no turismo rural, no contexto do novo quadro comunitário de apoio.

Dividido em quatro painéis, no Congresso vão ser abordados temas como "Estruturação do Produto e Politicas de Desenvolvimento", "Planeamento e Desenvolvimento da Oferta Turística em Meio Rural", "As políticas de fomento e os instrumentos financeiros para o período 2014-2020", "Marca e Comunicação: Que Posicionamento Competitivo para o Turismo Rural?", "Distribuição e Comercialização: Novas Necessidades, Novas Respostas, e "Internacionalização do Turismo Rural e Promoção Integrada".

No último dia dos trabalhos, para além da apresentação das principais conclusões do Congresso, realizam-se ainda, duas mini conferências. Intituladas "Natureza, elemento diferenciador para a comercialização do Turismo Rural" e "As oportunidades para as experiências sustentáveis no Turismo Rural".


Comente esta notícia