Voltar

Economia

Crédito Agrícola premeia projectos inovadores ligados ao meio rural

Economia

Crédito Agrícola premeia projectos inovadores ligados ao meio rural


"Já são conhecidos os vencedores da 6ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola que distingue projectos inovadores, ligados ao meio rural e desenvolvidos no nosso país. Aos projectos vencedores em cada uma das 3 categorias e 2 distinções de reconhecimento especial foram atribuídos 25 mil euros (5 mil euros a cada projecto), numa Cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo."

"O projecto ChestWine é o vencedor na categoria Produção, Transformação e Comercialização. Ao utilizar a flor de castanheiro como conservante natural isento de toxicidade para o vinho, cria uma alternativa aos sulfitos adicionados e proporciona ao consumidor um vinho biodinâmico, diferenciado, seguro e portador de propriedades bioactivas.

O projecto ChestWine, do Instituto Politécnico de Bragança, é também vencedor da distinção Born From Knowledge – BfK AWARDS, que visa distinguir a entidade ou projecto que mais se destaque em actividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D). A distinção BfK AWARDS é uma das iniciativas do programa Born From Knowledge (BfK), um programa de valorização do conhecimento científico e tecnológico promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através da Agência Nacional de Inovação. Através da associação a concursos e/ou prémios de inovação existentes, distingue projectos que “nasçam do conhecimento” e empresas que mais se destaquem em actividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D). A entrega da distinção BfK Awards ficou a cargo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.

 Já na categoria Desenvolvimento Rural foi premiado o projecto Forest Supervisor. Este projecto consiste num sistema de detecção de fogos florestais que analisam: temperatura, humidade, CO2, direcção e velocidade do vento. Através de sensores de inteligência artificial detectam e prevêem fogos 24/7. É uma solução de fácil instalação, com um grande raio de abrangência (300m vs. 20m convencional) e com bom equilíbrio entre custo e eficácia.

 O projecto Phytoalgae é o vencedor da categoria Jovem Empresário Rural. Tem o objectivo de produzir biomoléculas essenciais para a saúde humana, através do reaproveitamento dos resíduos agroindustriais para a produção biológica de microalgas endémicas da Região Autónoma da Madeira."


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.