III Encontro Fialho de Almeida

O evento que decorre hoje realiza-se, pela primeira vez, na antiga casa de morada do escritor - a Casa Museu Fialho de Almeida - que abre exclusivamente, nesta segunda-feira, para acolher durante a manhã o III Encontro e, à tarde, para proporcionar a possibilidade de visita a todos os interessados em conhecer o espaço. As declarações são de Francisca Bicho, presidente da Associação Cultural Fialho de Almeida.

A abertura do encontro está prevista para as 10.00 horas, com a recepção aos participantes e intervenções dos representantes das entidades envolvidas na organização.

Às 10.45 horas iniciam-se as intervenções que constituem o ponto alto deste encontro que tem como objetivo manter vivo o debate em torno da importância e atualidade da obra de Fialho de Almeida.

A iniciativa conta com os oradores António Cândido Franco, da Universidade de Évora, centrando-se em “Fialho de Almeida e a Vila de Cuba” e José António Costa Ideias, da Universidade Nova de Lisboa, com "Fialho de Almeida e a crónica: algumas reflexões”.

Por volta das 15.00 horas está agendada uma visita à Casa Museu Literário Fialho de Almeida, local recentemente inaugurado e onde “a Associação Fialho de Almeida passou a dispor de um espaço para continuar a desenvolver o seu trabalho de perpetuação da memória e obra do escritor”.

Os Encontros têm sido realizados sempre num dia útil, de maneira a que possam contar com a participação das escolas, com o objetivo de motivar os alunos para a leitura de Fialho de Almeida, tal como explica Francisca Bicho.

Francisca Bicho revela que “o Encontro promete” e deixa um convite a todos para participarem na iniciativa.


Comente esta notícia