Ovibeja

Começamos pelos concursos: o Pavilhão da Pecuária recebe a partir das 11.00 horas, o Concurso de Ovinos de raça campaniça, raça merina branca e raça merina preta e o Concurso de Suínos com o XXII Concurso Morfológico de Reprodutores de Porco Alentejano.

Na área do desporto, destaque para uma gincana equestre a decorrer no Picadeira D. Diogo Sobral, às 11.00 horas, numa iniciativa que conta com a colaboração do Centro de Paraisia Cerebral de Beja.

Quanto a colóquios, neste primeiro dia do certame, o auditório do NERBE acolhe a partir das 9.00 horas, um seminário organizado pela CIMBAL, dedicado ao tema da Ovibeja e, em particular, ao Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Baixo Alentejo.

Ainda na parte da manhã, pelas 10.30 horas, o IPBeja organiza no auditório Expobeja o 2º seminário Lacties “Inovação, eco-eficiência e segurança em PME's do sector dos laticínios”.

Às 14.00 horas, no auditório do NERBE, o Monte do Pasto fala sobre Gestão Pecuária Ativa para a Neutralidade Carbónica.

À mesma hora, mas no auditório Expobeja, o CEBAL promove uma sessão dedicada ao tema “Utilização da esteva na alimentação de ruminantes” e “Melhoria da eficiência alimentar e da qualidade dos produtos e redução do impacto ambiental”.

Destaque, ainda, para o colóquio “As implicações do Programa Regional de Ordenamento Florestal na Gestão Florestal”, da responsabilidade da Terras Dentro em parceria com o ICNF, agendado para as 14.30 horas na Arena do Azeite.

Quanto a espetáculos, o grande destaque desta noite vai para as comemorações do 25 de abril que, este ano, pela primeira vez, através de uma parceria entre a ACOS e Câmara Municipal de Beja, se assinalam na Ovibeja com o concerto de António Zambujo às 00.30 horas, seguido do Dj Christian F.

Recordamos, ainda, que ao longo dos cinco dias da feira, existem atividades e exposições permanentes e que pode visitar, durante todo o dia: a exposição temática sobre Alterações Climáticas no Pavilhão Terra Fértil; a exposição “Encontros Improváveis”, no Pavilhão do Cante; a exposição e demonstração de maquinaria agrícola e equipamentos, no Campo da Feira; as atividades realacionadas com o Mundo Rural preparadas para crianças, no espaço ACOS +, localizado no Pavilhão das Lãs e, ainda, provar azeites, na Arena do Azeite, localizada, no Pavilhão Terra Fértil. 


Comente esta notícia