Dia de Reis Moura

Em Beja, a data é assinalada com o tradicional Concerto de Reis do Coro do Carmo. O espetáculo, com início para 16.00 horas, decorre na Igreja do Carmo e conta com a participação da cantora Júlia Coelho, do Coro Juvenil do Carmo e alguns instrumentistas. 

Em Serpa, a partir das 18.00 horas, realiza-se a iniciativa "Cantar os Reis", que parte do Cineteatro Municipal de Serpa para percorrer diversos pontos da cidade, terminando no Centro de Convívio de Salvador. O "Cantar os Reis" conta com a participação do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa. 

O município de Ourique assinala a data com o Concerto de Reis “De Londres a Viena”, da Orquestra Clássica do Sul, dirigida pelo Maestro titular Rui Pinheiro, pelas 18.30 horas, no Cineteatro Sousa Telles.

Também a Junta de Freguesia de Cuba, com o apoio da autarquia cubense organiza, neste domingo, uma noite dedicada ao cante. O Largo da Igreja serve de cenário para esta iniciativa e, às 19.00 horas, as atuações são dos grupos corais de Cuba.

Já a Câmara Municipal de Vidigueira promove, esta noite, o tradicional Cante dos Reis, com a participação do Grupo Coral “Os Vindimadores de Vidigueira” e do Grupo Coral da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.

A iniciativa tem início no Largo da Cascata, às 20.30 horas, percorre vários locais da vila e termina na Praça da República, junto ao edifício da Câmara Municipal, com prova de bolo-rei e licoroso, ao redor de uma fogueira, e a atuação, para além dos referidos grupos, do Grupo Coral da Vidigueira e Grupo Improvisos do Sul. 

Em Ferreira do Alentejo, realiza-se a Festa das Janeiras. Nesta noite, às 21.00 horas, os grupos corais vão cantar as janeiras nas diversas zonas e bairros da vila, envolvendo os moradores, e, depois, todos se reunirão acompanhados pela população, na praça Comendador Infante Passanha, para um convívio final, no qual será anunciado o resultado final da votação do Concurso das árvores de Natal.

Em 2020, o tradicional Cântico aos Reis volta a ser celebrado em Moura. Pelas 20.30 horas, chegam ao recinto dos Quartéis, os Reis Magos e o Presépio Vivo, seguindo-se pelas 21:00 horas, a atuação do Grupo Coral e Etnográfico do Ateneu Mourense. No mesmo local vai ser acesa a habitual fogueira e haverá distribuição de bolo-rei e moscatel. 

"Cante ao Menino" é a proposta do município de Almodôvar. Esta noite, às 21.30 horas a Igreja Matriz recebe o Grupo Coral "As Mondadeiras de Santa Cruz" e o Grupo Coral "Flores do Campo" e haverá também degustação de bolo-rei e vinho do Porto. 


Comente esta notícia