Dia do Idoso Beja
Uma data instituída em 1991 pela ONU-Organização das Nações Unidas com o objectivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

Esta data é assinalada em vários pontos do distrito de Beja, comecemos pela capital, a proposta passa pela realização do colóquio "Os idosos e a sociedade civil" a partir das 10.00 horas, no Centro Social do Lidador.

Valverde Martins, presidente da FARPIBE/MURPI-Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Beja, afirma que esta iniciativa pretende abordar várias temáticas de maneira a relembrar que os idosos são úteis à sociedade.

Ainda segundo Valverde Martins, o Serviço Nacional de Saúde e a Segurança Social também vão estar em destaque.

De tarde, ainda no Centro Social do Lidador, há passagem de modelos e baile com Celso Graciano.

Em Alvito, há rastreios de diabetes, colesterol e pressão arterial, uma caminhada, uma missa, o colóquio "Idosos em Segurança", um almoço convívio e uma tarde com muitos momentos de animação no Centro Cultural de Vila Nova da Baronia.

Na vila de Cuba as comemorações centram-se no Parque Manuel de Castro e incluiem rastreios, actividade física, actuação de grupos corais e bailando com….Sevilhanas de Cuba. Jogos tradicionais e massagens são outras propostas.

Em Vidigueira, o Dia Internacional do Idoso é assinalado com almoço convívio e animação musical, em Odemira a data é comemorada, no Centro Social de Amoreiras-Gare, com um convívio entre mais de 300 idosos das oito instituições locais de apoio à 3ª idade. Está prevista a actuação de vários artistas e um baile num momento que se quer de socialização entre todos os participantes.


Comente esta notícia

Galeria de fotos